quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

UTILIDADE PÚBLICA

Sempre recebo e-mail informando de numeros de 0800 que fornecem serviços gratuitos a população. Recentemente, em virtude extravio de documentos  pessoais, descobri a seguinte informação que quero compartilhar, pois, realmente me ajudou muito. ( A ACINE-Nova Esperança informou-me que não sabia da existência desse tipo de serviço).

SOS Cheques e Documentos

O SOS Cheques e Documentos é um serviço de utilidade pública oferecido pela Associação Comercial de São Paulo em parceria com o SCPC.

O objetivo desse serviço é proteger o correntista que teve seu cheque ou documento roubado, furtado ou extraviado, registrando um alerta no sistema. Com isso alertamos o associado quando consultar um cheque ou CPF.

Para registrar um alerta de roubo, furto ou perda de documentos e cheques, a pessoa deve ligar para o SOS Cheques e Documentos , que atende através do  telefone 0800-0111522, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Os dados de alerta de cheques registrados no SOS alimentam a base de dados do UseCheque.

O alerta de documentos roubados, furtados ou extraviados alimentam a base de dados do SCPC.

O grande diferencial do SOS Cheques e Documentos, em relação aos demais serviços no mercado (por exemplo, informar o roubo ao banco), é sua agilidade, pois o cheque ou documento roubado, furtado ou extraviado pode ser informado fora do expediente bancário.

Para registro de um alerta no SOS Cheques e Documentos, a pessoa deverá informar:

  • Nome completo;
  • Data de Nascimento;
  • Endereço: Rua, Número, Bairro, Cidade, Estado e CEP;
  • Número do RG e do CPF;
  • Número do banco, da agência e dos cheques ou tipo do documento roubado, furtado ou extraviado;
  • Número do boletim de ocorrência.

O boletim de ocorrência deverá ser enviado no prazo de 05 dias à Rua Boa Vista, 51 1º andar CEP 01014-911 a/c Secretaria do UseCheque ou via Fax.

Na falta do boletim de ocorrência, deverá ser enviada à Associação Comercial de São Paulo - ACSP uma declaração formal (de próprio punho) solicitando o registro da ocorrência.

Feito o registro, a informação é inserida, de imediato, no banco de dados do UseCheque, evitando que os cheques e documentos roubados, furtados ou extraviados sejam utilizados para prejudicar o consumidor e o associado.

Nos casos de cheques e documentos localizados, o interessado deverá solicitar, por escrito, o cancelamento do alerta. O alerta de cheques sustados e/ou documentos roubados, furtados e extraviados permanecerá no banco de dados pelo período de 5 anos, quando não for solicitado o cancelamento.

(Fonte: Site Associação Comercial de São Paulo)

Nenhum comentário: